O que é nicho de mercado?

 

Nicho de mercado é o que muitas pessoas têm dúvidas em relação ao conceito de  “Nicho de Mercado” e porque ele é importante ao se iniciar um empreendimento online.

Neste artigo aqui , explico e respondo a uma das perguntas mais recorrentes: “O que é nicho de mercado?”

Definição e conceito de nicho de mercado

O que é um nicho de mercado Nicho de mercado, de um modo geral, nada mais é do que um sub-mercado onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores de um mercado maior provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Nichos, mercados e subnichos são mais do que importantes. Falo bastante sobre isso, principalmente como achar o seu nicho perfeito para o seu negócio, AQUI nessa página. É importante aprender todos esses conceitos e idéias. Com eles bem claros, fica mais fácil criarmos e lucrarmos com o nosso empreendimento online.

Alimentação e Nutrição seria o mercado completo com diversos segmentos e diferentes focos. Diversas empresas oferecem dezenas e mais dezenas de cursos, receitas, dicas, e etc neste mercado com uma gama enorme de produtos e serviços.

Um exemplo de segmentação de nicho de mercado dentro deste seria “Receitas e Dicas para pessoas intolerantes a LACTOSE.

Este seria um segmento bem específico do mercado e claramente identificável, que provavelmente muitas das maiores empresas e livros de receita não atendem.

Se alguém tem ou conhece alguém que tenha intolerância a LACTOSE, sabe do que estou falando e como é chato é conseguir produtos, receitas e tudo mais para que se tenha uma vida “normal”.

Como achar o Seu nicho de mercado

Como uma regra geral, para achar nichos de mercado você precisa subdividir o seu mercado principal:

Uniformes > esportivos > camisa de futebol

Esporte > voleibol > bola de vôlei

Animais > cachorros > cadeira de rodas para cachorros

Tabaco > charutos > charutos cubanos

* Vejam que: camisa de futebol, bola de vôlei, cadeira de rodas para cachorros e charutos cubanos, pode ser considerado nicho de mercado

Não há uma regra totalmente precisa do que é ou não um nicho de mercado, mas numa regra geral, normalmente juntando “O QUE” com “QUEM”, consegue-se achar alguns bons nichos.

Se você conseguir combinar “O QUE” com “QUEM”, uma demanda e procura alta neste segmento: BINGO $$$!!

Mais exemplos:

Musica > violino > curso aprenda tocar violino

Artesanatos > pintura em tecido > Tintas para tecido e pinceis

Eletrodomésticos> utilidades domesticas > panela de pressão

Casa & Lar > Reformas > Faça Você Mesmo suas Reformas

Crianças > brinquedos infantis > triciclos

Esportes > Basquete > Tênis e Meias para Jogadores de Basquete

Psicologia > Medo de dirigir > como perder o medo de dirigir

Psicologia > Medos e Fobias > Medo De Falar Em Público

Nichos de Mercado da Internet

A única coisa que quero deixar claro é que os nichos de mercado na internet não são tão diferentes dos nichos/segmentos fora da Web: a maioria das regras são as mesmas, porém com algumas pequenas diferenciações.

Muitos tentam pensar em seus empreendimentos para ganhar dinheiro online de uma maneira diferente do que fariam fora da Web – o que é um erro, pois todos os negócios e as oportunidades lucrativas começam com um plano sólido que atenda a uma necessidade específica de seus clientes.

Como achar nichos inexplorados:

Muitas pessoas acabam me perguntando quais seriam os nichos de mercado rentáveis mais viáveis para o estabelecimento de um empreendimento digital na web. Há diversas maneiras de como achar um nicho de mercado ainda inexplorado – mas cuidado, talvez ele seja inexplorado por não ser grande o suficiente OU por não apresentar um potencial de lucro suficientemente grande, onde valha a pena gastar seu tempo.

Seguindo a dica que dei acima, para acharmos nichos de mercados específicos, basta segmentar e dividir o seu mercado mais vezes, através da seguinte fórmula:

O QUE + QUEM + DEMANDA = Nicho de Mercado Lucrativo em Potencial

Ferramentas para descobrir nichos

Outra dica para isto é usar uma ferramenta muito simples, mas bem útil na barra de pesquisa do Google. Só comece a digitar algum termo ou o seu mercado e adicione alguns modificadores ao final da palavra. Exemplos:

“paisagismo para …”

Nichos De Mercado Paisagismo

“dietas para …”

Nichos De Mercado Dietas

“medos de …”

Nichos De Mercado Medos

E assim vai. Simples não? Porém muito eficaz.

OUTRA FERRAMENTA MUITO BOA E IMPORTANTE É O GOOGLE ADWORD, faça o cadastro no gmail , entre em ferramentas e digite sua frase, você vai ter toda visão de seu nicho.

Se você só está procurando mais informações e exemplos de nicho de mercado, então pode usar somente a versão gratuita ou digitar direto no Google que já terá informações suficientes.

Claro… essas são somente algumas dicas do que você pode fazer. Se você ainda  tem dúvida, não se preocupe. Isso é MAIS do que normal. Você não é o primeiro e nem o último.

Este foi um maravilhoso curso que investi e me ajudou muito a dar os primeiros passos >>> http://bit.ly/1MmbojR são 20 módulos e muitas dicas, e com garantia de devolução se não gostar.

Já estou pensando em até Importar Produtos e abrir minha loja online rsrsr.

Agora que você aprendeu o que é nicho de mercado, ponha suas idéias em ondem e dê os primeiros passos, o mais correto para te direcionar é investir em um bom curso.

Espero que tenha gostado, deixe seu comentário, por gentileza compartilhe e lembre-se

Seja Feliz Sempre, pois o Sucesso é Agora.

Boa Sorte.

Ola, sou SILVIA ALMEIDA, Empreendedora Digital e posso te ensinar a trabalhar  ON-LINE. Mesmo que você não tenha experiencia nenhuma.

Silvia Regina

Silvia Regina

Uma mulher batalhadora que acredita no empreendedorismo digital e dedica seu tempo livre na criação de conteúdo de qualidade para ensinar as pessoas a ter sucesso agora através da internet.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *